terça-feira, 28 de abril de 2009

Brasileirismo - Malandro ou Trabalhador?




Analisar o comportamento, genericamente, do brasileiro, é tarefa demasiado árdua e complexa, visto a enorme miscigenação apresentada por esse belo país tropical. Ou seja, o povo brasileiro, com o passar dos anos, foi se desenvolvendo influenciado por um número muito grande de culturas e tradições diferentes. Tendo em vista esse fator tão relevante, no que diz respeito à diversificação cultural, podemos afirmar que o povo em questão apresenta muitas características. Mas afinal, qual seria o traço mais marcante no comportamento do brasileiro?
O renomado historiador Sergio Buarque de Holanda divide o ser humano em dois tipos ideais: o aventureiro e o trabalhador. “O aventureiro é o homem do espaço e seus valores, como a audácia, a imprevisão, a irresponsabilidade, a instabilidade e a vagabundagem correspondem a uma concepção espacial do mundo. Pelo contrário, tudo aquilo que nutre os valores do trabalhador, como a estabilidade, a paz, a segurança pessoal, o esforço sem perspectiva de proveito material imediato, permanece como que incompreensível ao aventureiro, pois advém de uma concepção temporal do mundo.” Baseado na teoria do genitor de Chico Buarque de Holanda, é possível adequar o caráter sócio-cultural brasileiro, em um meio-termo destes dois tipos ideais citados.
Muitos dizem, quando questionados a respeito, que a personalidade do brasileiro ordinário, se adequaria ao conceito do “trabalhador”, pois o mesmo nos remete às características de um povo humilde, simplório, que luta, trabalha por uma vida melhor; comumente visto e conhecido. Por outro lado, há quem suporte a tese de que é “aventureiro” o tipo ideal nacional; tendo como base, o famoso estereótipo brasileiro do malandro, quem sempre está a deambular e por meios de sua sagacidade, alcança na vida a plenitude.

O nosso país, por apresentar essa grande diversidade cultural, é dotado de muitos traços no modo de agir de seu cidadão, por conseguinte, a dificuldade de definir sua mais marcante característica é nítida. Paradoxalmente, pode-se definir o maior apanágio do povo brasileiro na própria diversidade de culturas, assimilando o fato de que a mesma nos diferencia dos demais grupos demográficos de todo o globo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário